top of page
Buscar
  • Foto do escritorFrancisco Araujo

10 decisões incríveis para o ano novo começar muito mais gratificante.

A maioria de nós, consciente ou inconscientemente, faz planos nos finais de ano. Embora nem sempre cumprimos à risca nossa lista de intenções e nos sentimos felizes quando realizamos pelo menos alguns deles. 


Algumas tradições, nos aconselham a escrever uma lista de desejos ou intenções, e no final da lista, escrever: “Está feito”. Mas, tem um pequeno segredinho. Ao escrevê-los em uma folha de papel, dobre a folha, e a guarde em um lugar seguro, mantendo-a em segredo. 

Segundo os adeptos desta tradição, os resultados são sempre animadores. Desta forma, penso que vale a pena fazermos a nossa lista de desejos para este ano.


Pensando neste fato, fiz uma cuidadosa pesquisa sobre as principais ideias que as pessoas estão escolhendo, e não são poucas.

Penso que a ideia, por trás da tradição, é nos inspirar na busca de uma vida melhor. Na medida que realizamos algumas destas intenções, estamos criando ainda mais meios para promover alegria e bem-estar em sua vida, em outras palavras aprimorando o seu desenvolvimento pessoal.


Vejamos algumas ideias:


Cuidar de seu orçamento


Você não precisa de um especialista em finanças para isto. Procure um modelo de planilha, ou mesmo aplicativo, a  ideia é inicialmente saber para onde foi o seu dinheiro.


Simplifique

Faça uma faxina em seu guarda roupa e armários. Jogue tudo o que você não usa há seis meses, doe o que você não precisa. Desta forma, estará vivendo o ano novo com mais clareza e tranquilidade.


Gerenciar o estresse


O estresse e ansiedade podem passar ocultados em meio a uma rotina diária desgastante. Procure aprender técnicas de gerenciamento de redução de estresse. Se necessário, procure um psicólogo para orientá-lo gerenciamento e gerenciamento de redução de estresse.


Priorizar a saúde

Este ano, faça da saúde uma prioridade: agende um calendário e agende consultas médicas - incluindo exame físicos que considere necessário.


Use as mídias sociais com moderação


Uma crítica comum ao acesso excessivo às redes sociais, é muito perigoso se compararmos inconscientemente nossa vida real com a vida online aparentemente “perfeita” das pessoas. Uma boa dica é reduzir o número de acesso ao seu aplicativo durante o seu dia.


Evite a procrastinação

O ditado "Nunca adie até amanhã o que você pode fazer hoje", (Mark Twain), é um antídoto para adiar ou protelar seus compromissos. Os especialistas, consideram que fazer uma lista de atividades das coisas que você faria amanhã, e faça pelo menos uma dessas coisa. Uma dica, começa pelas coisas mais fáceis. 


Seja grato


Acredite, a gratidão tem conexões gratificantes em nosso cérebro. Pesquisas demonstram que em uma região do lobo frontal, chamada córtex pré-frontal ventromedial, é responsável por conexões neurais que a envolvem a gratidão e doação.

Os estudos indicam que o hábito da gratidão torna as pessoas mais saudáveis, mais felizes e mais em paz consigo mesmas.

Assim, cultivar esse hábito neste ano novo pode até ajudá-lo a dormir melhor e ser mais gentil com os outros, de acordo com o escritor do The New York Times , John Tierney, que pesquisou a " atitude de gratidão " em 2011.


Espalhe Gentileza

Na verdade, existem evidências científicas de que ser gentil faz você se sentir mais calmo, saudável e feliz - e também é contagioso. Faça do mundo um lugar melhor, resolvendo fazer uma coisa gentil (ou mais!) Para um estranho todos os dias ou meses.

 Atos aleatórios de bondade podem incluir a compra de café para a pessoa que está esperando na fila atrás de você ou um elogio agradável a alguém. 


Aceitar mudanças

Na vida, a mudança é uma das únicas constantes. Aprender a aceitá-lo pode ser difícil, especialmente se você é avesso a mudanças. 

Lembre-se de que a mudança é o que nos permite crescer e nos sentir mais à vontade em ficar desconfortáveis. Faça uma resolução para abraçar o desconhecido e pensar de maneira mais positiva sobre quaisquer mudanças que ocorram.


Beba mais água

As pesquisas apontam que os adultos saudáveis (ambos os sexos) ​​devem beber em média 1,5 litros de água por dia. Na verdade, esta média varia. O cálculo feito é 35ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. 

Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos)


Para saber mais:

Guerrere, Michelle, 50 New Year's Resolution Ideas for a Fulfilling 2020, 2019, disponível em: https://www.mydomaine.com/best-new-years-resolution-ideas

Água na medida certa: Aprenda a calcular corretamente a sua hidratação, disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/agua-na-medida-certa-aprenda-a-calcular-corretamente-a-sua-hidratacao_a2245/1



Francisco Araujo é Psicólogo Clínico,

(CRP 117441-SP), formado pela Universidade Tuiuti do Paraná, pós graduado pela Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas de SP.

Especialista em Dependência Química, Praticante de Programação Neurolinguística, Coach, Terapeuta Floral, Hipnoterapeuta.











6 visualizações0 comentário
bottom of page