Francisco Araujo
Entrevista de emprego? Aqui estão 4 super dicas do que fazer antes, durante e depois.
Segundo os especialistas, ter um bom currículo, conhecer algo sobre a empresa e o cargo ao qual se candidata, é muito importante. Entretanto, saber como conduzir-se corretamente em uma entrevista de emprego, além de garantir, uma boa impressão, também pode melhorar suas chances de conseguir o seu emprego.
Quer saber mais? continue lendo para obter uma visão geral de como obter êxito em uma entrevista, além de uma discussão detalhada sobre cada ponto.
1 – Cuidados Gerais

Vista-se apropriadamente
Os especialistas dizem que não mais que 30 segundos, é o tempo necessário para causar uma primeira impressão em uma entrevista. Por esta razão, a forma como você se veste tem uma grande importância para uma entrevista, mesmo que seja para um escritório informal ou ficar atrás de um balcão de bar, ou um restaurante.
Vestir-se bem não só mostra respeito, mas também causará um impacto positivo no entrevistador. Nunca use jeans. Para homens ao usar terno e gravata, o cinto deve combinar com a cor dos seus sapatos. E, os sapatos devem ser bem polidos e em bom estado.
Para mulheres podem ser a calça, um vestido de bom gosto ou combinação de saia e blazer. As unhas podem estar sem esmalte. Recomenda-se remover todo e qualquer piercing para ambos os casos.
Cuidados com os cabelos e barba O principal aqui, para ambos os sexos, é que o seu cabelo deve ser limpo e de tamanho adequado. O homem deve lembrar que o uso de gel deve ser sutil, afinal já não temos mais treze anos e no caso de barba nunca deixar por fazer. O cabelo das mulheres deve ser escovado e ou amarrado e claro limpo.
Cuidado com perfumes
Não use perfumes fortes ou em exagero, aposte em um perfume mais suave. Para quem costuma transpirar muito, capriche no anti transpirante.
Alimentação
Alimente-se antes da entrevista, nunca se sabe quanto tempo pode demorar um processo seletivo. Uma alimentação leve cairá muito bem.
Atenção! revise seu currículo
Pesquise sobre a empresa, além do site da empresa, uma pesquisa no site lovemondays pode trazer informações sobre média salarial na empresa e opiniões de exs colaboradores sobre a mesma. O site reclame aqui também pode ser uma fonte de informações.
Reforçando, pesquisar sobre a vaga e função é importante para que você possa focar na entrevista demonstrando as suas experiências compatíveis com o perfil.
2 - Antes de começar a entrevista

Não se atrase. Procure pesquisar o endereço do local, as opções de transportes e tempo gasto no trajeto. Google Maps e WAZE são boas opções. O tempo que o seu entrevistador dedica a você é muito valoroso. Por esta razão é importante se programar e não chegar em cima da hora ou atrasado para entrevista. Isso o ajudará a se sentir mais calmo, além de causar uma boa impressão;
Desligue seu celular;
Sente de forma reta e confortável, e espere pacientemente;
Procure sentir-se descontraído. Evite ficar pensando em possíveis respostas para a entrevista;
Respirar fundo ajuda a acalmar.
3 - Durante a entrevista

Lembre-se de que é provável que sua saudação seja seu primeiro contato direto com seu entrevistador.
Ao ser chamado, entre com entusiasmo e sorriso amigável demonstrando sua disponibilidade para a entrevista;
Comprimentando de forma firme, mas sem muita força, olhando para os olhos do entrevistador durante o aperto de mãos;
Agradeça-os duas vezes, antes e depois. Estes gestos são sempre lembrados;
Depois dos comprimentos. Não sente sem ser convidado. Espere a indicação do entrevistador para sentar-se.;
Tenha cuidado com a sua linguagem corporal. Não se comporte de forma muito casual ou desinteressado. Sente-se em linha reta, com ambos os pés no chão;
Não faça comentários desapropriados sobre o seu antigo empregador. Lembre-se “pega-se mais moscas com mel do que com vinagre”;
Interromper o entrevistador pode ser rude e igualmente desnecessário. Seja paciente e ouça tudo o que o entrevistador disser e guarde suas perguntas para depois que entrevistador terminar de falar. Entrevistadores geralmente concedem alguns minutos no final para você fazer perguntas;

Não confronte o entrevistador. Seus entrevistadores podem fazer algumas perguntas difíceis e depois contestarem suas respostas. Não é um ataque pessoal. Portanto, fique calmo e discreto em todos os momentos, e esteja pronto para dar o seu ponto de vista quando for apropriado. Esta atitude demonstrará que você sabe se comportar quando está sob pressão!;
Não minta. Este é um grande erro. Nunca minta no seu currículo ou quando lhe for perguntado sobre as suas experiências. E também não é uma boa ideia ser menos honesto ao ser perguntado se aceitaria uma posição oferecida a você. Lembre-se, você ainda não está assinando um contrato definitivo. Por outro lado, dizer sim quando você não tem certeza de alguma coisa, pode causar ótima impressão aos recrutadores;
Fazer perguntas no momento adequado será permitido a você fazer perguntas. O recomendado é que faça duas ou três perguntas. Assim como eles estão aprendendo sobre você, você poderá igualmente estar interessado em conhecer estilo de gerenciamento da empresa, ambiente de trabalho, ou a política de promoção. Se você não perguntar, eles poderão pensar que não está interessado na colocação.
4 - Após a entrevista

Deixe uma boa impressão;
É um grande erro pensar que a entrevista acabou e dar o primeiro passo para sair. Em vez disso, você deve esperar por uma indicação clara do entrevistador de que a entrevista chegou ao fim. Então, diga novamente que você está interessado na vaga, agradeça e aperte as mãos novamente antes de sair, e ainda sorrindo;
Não ligue o celular até sair do edifício.
Espero que estas dicas possam lhe ajudar de alguma forma.
Autor: Francisco Araujo
Para saber mais:
Dr. Francisco Araujo

Psicólogo clínico, (CRP 117441-SP), Especialista em Dependência Química, Praticante de Programação Neurolinguística, Coach, Terapeuta Floral, Hipnoterapeuta.
Como psicólogo clínico, dedico-me ao estudo e tratamento de problemas de saúde mental: depressão, ansiedade, fobias, comportamentos de dependência (álcool e outras drogas), codependência, transtornos obsessivos e compulsivos (TOC), transtornos de personalidade. Meus atendimentos seguem um modelo comportamental, sempre a partir do entendimento biopsicossocial do ser humano.
Do ponto de vista do Autodesenvolvimento e empreendedorismo proponho-me ajudar as pessoas a reconhecer seus pontos fortes, suas capacidades, e apoiá-los na conquista de seus objetivos, através do processo de Coaching.
Siga Nas Redes Sociais: Instagram | Facebook | Linkedin
Revisão de conteúdo:
Daniela C. Silva – Consultora de Recursos Humanos
Siga Nas Redes Sociais: Linkedin
