Buscar
  • Francisco Araujo

Novo teste detecta anormalidades nas ondas cerebrais ou na atividade elétrica do cérebro.


O que é um Eletroencefalograma EEG?

Um EEG é um teste que detecta anormalidades nas ondas cerebrais ou na atividade elétrica do cérebro. Durante o procedimento, eletrodos que consistem em pequenos discos de metal com fios finos são colados no couro cabeludo. Os eletrodos detectam pequenas cargas elétricas que resultam da atividade de suas células cerebrais. As cargas são amplificadas e aparecem como um gráfico na tela do computador, ou como um registro que pode ser impresso em papel. Seu médico então interpreta a leitura.


Durante um EEG, seu médico normalmente avalia cerca de 100 páginas, ou telas de computador, de atividade. Ele ou ela presta atenção especial à forma de onda básica, mas também examina breves explosões de energia e respostas a estímulos, como luzes piscando.


Estudos de potenciais evocados são procedimentos relacionados que também podem ser realizados. Esses estudos medem a atividade elétrica em seu cérebro em resposta à estimulação da visão, som ou toque.


bebe dormindo EEG
Paciente bebê dormindo na cama durante o exame de EEG, Freepik

Por que posso precisar de um EEG?

O EEG é usado para avaliar vários tipos de distúrbios cerebrais. Quando a epilepsia está presente, a atividade convulsiva aparecerá como ondas rápidas no EEG.

Pessoas com lesões no cérebro, que podem resultar de tumores ou acidente vascular cerebral, podem ter ondas de EEG anormalmente lentas, dependendo do tamanho e da localização da lesão.


O teste também pode ser usado para diagnosticar outros distúrbios que influenciam a atividade cerebral, como a doença de Alzheimer, certas psicoses e um distúrbio do sono chamado narcolepsia.


O EEG também pode ser usado para determinar a atividade elétrica geral do cérebro (por exemplo, para avaliar trauma, intoxicação por drogas ou extensão do dano cerebral em pacientes comatosos). O EEG também pode ser usado para monitorar o fluxo sanguíneo no cérebro durante procedimentos cirúrgicos.


Espero que tenham gostado do artigo. Gostaria de saber mais sobre esta procedimento e como pode auxiliar no seu dia a dia?

Instagram @franciscopsicologia

1 visualização0 comentário