Buscar
  • Francisco Araujo

Três dicas importantes para você não se descuidar de sua saúde mental

Estar bem consigo mesmo pode influenciar no sucesso ou fracasso de uma pessoa.


“Sua saúde mental é prioridade. Sua felicidade é essencial. Seu autocuidado é uma necessidade.” Gluck (2020).


Ao falarmos sobre Saúde mental e de sua importância em nossa vida, é importante destacar que a qualidade dessa saúde mental pode, mesmo, influenciar o sucesso ou fracasso de uma pessoa.


O que é uma boa saúde mental?


Uma boa saúde mental, mais do que apenas a ausência de doença mental, é um estado em que você sente que é capaz de ter emoções como felicidade, amor, alegria e sensibilidade, e ao mesmo tempo enfrentar os estresses da vida diária e, ainda assim, se sentir bem com a vida. (MentalHeath, 2022)


Com base neste entendimento, podemos então nos perguntar, uma vez que a saúde mental seja algo tão significativo, por que nos descuidamos tanto desse aspecto extraordinário em nossa vida?


Os especialistas indicam que existem muitas razões para este fato. E vamos mostrar alguns motivos mais comuns pelos quais as pessoas costumam negligenciar os cuidados com a saúde mental, assim como indicar sugestões de como lidar com estas desculpas.


1 - Estigma


Três dicas importantes para você não se descuidar de sua Saúde Mental


Durante muito a palavra "terapia" esteve relacionada a um tratamento para pessoas muito doentes emocionalmente, e assim como, também associada com ideia de “loucura”, para casos mais graves. E esse preconceito, acabou a impedindo que muitas pessoas procurassem a ajuda quando mais elas precisavam. Felizmente este cenário tem mudado, e muitos já compreendem que os cuidados com nossa saúde mental é algo permanente e necessário. Um bom exemplo foi o que ocorreu durante a pandemia, onde pessoas de todos os níveis tiveram a coragem de expressar suas dores.


DICA: Primeiro lembre-se que a terapia é realmente para todos, não apenas para aqueles que estão passando por um momento mais desafiador. Em segundo lugar, entenda que você dá um enorme passo à frente, quando decide buscar uma saída para seus incômodos emocionais. Então, fazer terapia é um ato uma atitude inteligente, que o levará a novo patamar confiança em si mesmo, e você será muito respeitado por esta decisão.


2 - Finanças


Três dicas importantes para você não se descuidar de sua Saúde Mental


A questão financeira aparece sempre como um obstáculo quando o assunto é procurar um profissional de psicologia. Ainda, se tem a impressão de que um tratamento psicológico seja caro e demorado. Felizmente, com a expansão dos consultórios de psicologia, os preços estão cada mais reduzidos e tem se tornado mais fácil encontrar atendimento profissional dentro dos seus limites financeiros, além da possibilidade de convênios médicos que incluem em seus planos a cobertura de sessões de psicoterapia.


DICA: Organize seu orçamento. Exemplos: Controle sua impulsividade. Cuide para que seus gastos, não comprometam o orçamento. Ou ainda, pense em algumas atividades gratuitas coma família; outra possibilidade, levar sua própria refeição para, em vez de comer fora todos dias. Estas pequenas atitudes, podem ajudá-lo a compor seu orçamento para cobrir sua terapia. Acredite, ao pôr em prática estas atitudes, você se sentirá muito feliz por estar investindo em sua saúde mental. (Amen Clinic, 2021).


Leia Também

• Saiba como a autocrítica excessiva pode afetar sua vida mental


3 - Falta de tempo


Três dicas importantes para você não se descuidar de sua Saúde Mental


Em nossa correria diária, para dar conta de uma intensa rotina com tantas atividades, é comum deixar para depois algum sintoma que nos incomoda e pensarmos que isso seja apenas “uma fase”, ou “que seja algo que possamos controlar”, Greenstein, (2017), e que, portanto, “isso pode esperar um pouco mais”. Em certas ocasiões, chegamos a nos sentir culpados quando precisamos olhar para nossa saúde e, como consequência, procuramos o médico ou psicólogo quando já não há mais saída.


DICA: Veja sua terapia como algo imprescindível. E, se é algo urgente, você encontrará sua agenda o tempo que precisa. Mas, se está preocupado com a distância, e perder muito tempo em trânsito, há duas indicações. Primeiro, com uma busca rápida na internet, você encontrará um profissional nas proximidades de bairro. Outra saída, é optar pela terapia online, que continua sendo uma opção muito válida.


Para finalizar, ressaltamos que as questões emocionais presentes em nossas vidas, precisam ser reconhecidas e trabalhadas.


Da mesma forma que procuramos um dentista para nossa dor dente, um cardiologista para um problema no coração, vamos buscar um psicólogo ou psiquiatra, que é o profissional certo para cuidar de nossas dores da alma.


Esperamos ter destacado em nosso texto que a saúde mental em equilíbrio é a base segura para construirmos uma rotina saudável e produtiva.

Não hesite em procurar ajuda quando você precisar. Nunca é tarde para conquistar uma vida mais feliz.


48 visualizações0 comentário