top of page
Buscar
  • Foto do escritorFrancisco Araujo

Como ajudar a você mesmo ou alguém com depressão? Aqui estão 5 dicas de como começar.

Primeiramente vamos pensar nessas dicas como se fossem OS PRIMEIROS SOCORROS EMERGÊNCIAS e DE como começar um processo que pode duras semanas ou até mesmo anos.


Sem sombra de dúvidas o principal e antes de tudo procurar um profissional da área de saúde é sempre o mais indicado, mas o que que fazer durante essa procura?


1. Ouça mais, fale menos

Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. Deixe-a saber que você está lá para ouvir, ouça-a com a mente aberta e ofereça seu apoio.


2. Incentive uma consulta profissional

Incentive a pessoa a procurar ajuda de um profissional, como um médico, profissional de saúde mental, conselheiro ou assistente social. Ofereça-se para acompanhá-la a uma consulta.


3. Fique perto

Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de emergência, um serviço telefônico de atendimentos a crises, um profissional de saúde, ou consulte algum familiar dessa pessoa.


4. Previna

Se a pessoa que com quem você está preocupado (a) vive com você, assegure-se de que ele (a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.


5. Mantenha contato

Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.


Boa sorte a todos!



Francisco Araujo é Psicólogo Clínico,

(CRP 117441-SP), formado pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós Graduado pela Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas de SP.

Especialista em Dependência Química, Praticante de Programação Neurolinguística, Coach, Terapeuta Floral, Hipnoterapeuta.








5 visualizações0 comentário
bottom of page