top of page
Buscar
  • Foto do escritorFrancisco Araujo

O que é Neurofeedback – Noções básicas


‘’Pode ser difícil aceitar que nossas esperanças e sonhos são apenas funções de nossos cérebros, mas isso não deve nos assustar. Patricia Churchland (2013).”


Introdução

Você já percebeu que sempre estamos aprendendo algo novo? Uma nova palavra, uma nova informação ou uma atividade. E todas essas experiências estão armazenadas em nosso cérebro. A partir deste ponto, nem sempre observamos o quanto estes conteúdos podem estar orientando nossos comportamentos, positivo ou negativamente.

O que são ondas cerebrais?

As ondas cerebrais são impulsos elétricos no cérebro produzidos por neurônios que se comunicam entre si. (Sinha Clinic, 2022). A qualidade dos nossos comportamentos, emoções e pensamentos dependem da forma como as ondas cerebrais estão organizadas em nossos cérebros.

Estas ondas são registradas por EEG (Eletroencefalograma) em suas várias frequências e são medidas em ciclos por segundo​ Hertz​ (Hz).

Características das Cinco Ondas Cerebrais Básicas



As ondas cerebrais Delta (δ) (0,5–4 Hz) são ondas que experimentamos quando estamos dormindo. Em geral, diferentes níveis de consciência estão associados a estados dominantes de ondas cerebrais.



As ondas cerebrais Teta (θ) (4-8 Hz) são ondas de atividade lentas que indicam profundamente relaxado, focado para dentro. Representando a zona crepuscular entre a vigília e o sono.


As ondas cerebrais Alfa (α) (8-12 Hz.)estão associadas a um estado de relaxamento e representam o cérebro mudando para uma marcha lenta, esperando para responder quando necessário. Se fecharmos os olhos e começarmos a imaginar algo pacífico, há um aumento nas ondas cerebrais alfa.



As ondas cerebrais Beta (β) (13 – 38 Hz) são ondas cerebrais pequenas e mais rápidas associadas a um estado de atividade mental, intelectual e concentração focada no exterior. Este é basicamente um estado de alerta. Ansiedade dominante, ativa, atenção externa,


As ondas cerebrais Gama (γ) > 38 Hz) são as ondas cerebrais mais rápidas e sutis. Os ritmos gama modulam a percepção e a consciência. (Sinha clinic, 2022)



O que acontece quando as ondas cerebrais ficam desreguladas

Vimos que o cérebro funciona usando ondas cerebrais para se comunicar e funcionar corretamente. Entretanto, se essas ondas cerebrais se tornarem desreguladas, podem causar sintomas psiquiátricos ou neurológicos. (Chandra, 2021)

Como podemos regular as ondas cerebrais?

Na verdade, as psicoterapias em suas diversas modalidades, trabalham nesta direção. A ideia básica é mudarmos nossos hábitos para mudarmos os nossos cérebros.

No entanto, um novo modelo de tratamento, o Neurofeedback, promete inverter este modelo, ou seja, mudar o cérebro para o mudar um hábito.

O que é terapia de Neurofeedback?

Neurofeedback é um tratamento não invasivo, sem medicamentos que estimula o cérebro a alcançar um melhor desempenho cognitivo e comportamental. O objetivo da terapia de Neurofeedback é ajudar a organizar esses padrões de ondas cerebrais desreguladas.

Ao treinar áreas específicas do seu cérebro, as ondas cerebrais começam a trabalhar de forma harmonizadas permitindo que seu cérebro volte a funcionar de forma mais equilibrada.

“As ondas cerebrais aprendem a retrabalhar as conexões com reforço positivo através do Neurofeedback.” Sinha Clinic (2022)

Como funciona?

Inicialmente, o seu cérebro será mapeado através de sensores colocados em seu couro cabeludo para identificar que áreas do seu cérebro estão desalinhadas.

Os sinais cerebrais serão processados por um programa de computador que fornecerá os dados essenciais para que seja produzido um plano de treinamento para ensinar o seu cérebro a se auto regular. Ao longo do tratamento será possível observar o alívio dos sintomas e até diminuição da necessidade de remédios.

O que pode ser tratado?

O treinamento de Neurofeedback, é uma alternativa segura para tratamento de depressões (Ribas, et al., 2017), estados ansiosos, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), problemas relacionados ao estresse e insônia, entre outros.

Neurofeedback e foco no desempenho

O Neurofeedback é como um exercício para o cérebro, e não trata apenas de distúrbios psiquiátricos ou neurológicos, mas também ajuda melhor o nível de concentração para atingir os objetivos específicos. (Cheng, 2018).

O Neurofeedback pode ajudar no aumento da concentração auxiliando no desempenho de tarefas e aumento da capacidade cognitiva como memória e comunicação.


Como o Neurofeedback ajuda executivos e empresários?

Falamos dos benefícios do Neurofeedback para TDAH, para ansiedade e depressão, autismo. No entanto, a terapia de neurofeedback também tem sido usada para ajudar atletas e executivos e empresários a alcançar um melhor desempenho em suas atividades.

Por exemplo, hoje sabemos que as frequências Alfas estão associadas a vários processos cognitivos, entre eles, atenção e concentração, memória, resolução de problemas e criatividade.

Assim, o treinamento de Neurofeedback é capaz de favorecer o aprimoramento das capacidades cognitivas, memória e comunicação tanto de empresários como de outros executivos que trabalham sob pressão, ajudando-os a aprender a gerenciar positivamente os desafios diários.

Em resumo, a empresa, como um todo, pode ser altamente beneficiada com profissionais treinados para oferecer os melhores resultados.

Quanto tempo dura um treinamento de Neurofeedback?

Em média, um tratamento dura de 30 sessões. E para condições ainda mais complexas, como autismo, outros atrasos no desenvolvimento e lesão cerebral, pode ser necessário mais sessões.

O resultado é duradouro?

Outra importante vantagem do Neurofeedback é que por estimular a neuroplasticidade do cérebro, possui maior potencial de estabelecer ajustes mais duradouros no funcionamento dos padrões cerebrais de uma pessoa.

Concluindo…

Embora, a terapia de Neurofeedback não seja-ainda muito conhecida, vem sendo cada vez mais implementada em todo o mundo, inclusive usado em conjunto com outras formas terapêuticas. Existem inúmeros estudos que suportam seu uso clínico em várias especialidades.

Esperamos ter contribuído para o esclarecimento dos benefícios do Neurofeedback, assim como tê-lo motivado a contar com esta nova e importante ferramenta para a conquista de uma vida mais equilibrada e saudável.

Para saber mais;

CHANDRA, Suruchi, What Is Neurofeedback? A Psychiatrist’s Perspective, 2021, disponícel em: https://www.chandramd.com/blog/what-is-neurofeedback, acesso em 01/02/2022.

CHENG, M.Y. (2018). Neurofeedback in Sport Theory, Methods, Research, and Efficacy. Handbook of Sport Neuroscience and Psychophysiology. https://doi.org/10.4324/9781315723693-14

CHERRY, Kendra, How Many Neurons Are in the Brain?, 2020, disponível em: https://www.verywellmind.com/how-many-neurons-are-in-the-brain-2794889, acesso em: 24/06/2022.

RIBAS, et al., Tratamento da Depressão com Eletroencefalografia Quantitativa (QEEG) do Sistema de Neurofeedback TQ-7 Aumenta o Nível de Atenção dos Pacientes, 2017, disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318342587_Treatment_of_Depression_with_Quantitative_ElectroencephalographyQEEG_of_the_TQ-7_Neurofeedback_System_Increases_the_Level_of_Attention_of_Patients, acesso em: 03/02/2022.

SINHA Clínic, What are Brainwaves?, 2022, disponível em: https://www.sinhaclinic.com/what-are-brainwaves/, acesso em 01/02/2022.


1 visualização0 comentário
bottom of page