top of page
Buscar
  • Foto do escritorFrancisco Araujo

5 indicações que estamos nos tornando pessoas melhores a cada dia

Você pode estar sendo uma pessoa melhor do que você pensa ser, dizem os especialistas


A ideia de que podemos nos tornar pessoas melhores é bem comum, e de certa forma, caminhamos nesta direção sem perceber, estamos de alguma maneira aprendendo algo novo, ou buscando resolver algum conflito em nossas vidas, que nos daria mais conforto pessoal ou beneficiaria igualmente nossos familiares, ou amigos mais próximos.

Entretanto, nem sempre conseguimos ter esta clareza de que podemos ser pessoas melhores. Também não é comum separarmos algum tempo para reflexões desta natureza.

Seguindo este raciocínio, selecionei opiniões de vários especialistas na área de desenvolvimento humano, que indicam que mesmos com nossos “defeitos”, ainda assim, estamos nos tomando pessoas melhores:


1 – VOCÊ NÃO SE CRITICAR PORQUE COMETEU UM ERRO

É importante lembrarmos que errar é parte no processo de aprendizagem. Se olharmos para vida em geral, veremos que as coisas nem sempre acontecem como desejaríamos. A ideia é apenas não aplicar um castigo severo sobre si mesmo. Mas nos responsabilizarmos pela situação que deu errado, tirarmos alguma lição do fato e se preparar para fazer algo melhor.


2 – VOCÊ ESTÁ COMEÇANDO A SABER O QUE NÃO QUER

Saber o que queremos é importante. Mas às vezes queremos muitas coisas, comprar alguns bens, ir a lugares, cuidar da carreira, ou bom relacionamento. Mas talvez, não seja possível agora termos tudo o que queremos. Então, o que fazer? Uma estratégia bem eficaz nestas situações é a técnica de eliminação. Saber eliminar da nossa lista algo que talvez não seja fundamental agora, é mesmo uma arte que pode lhe trazer muito alívio.

3 – VOCÊ ENCONTRAR UM TEMPO PARA DESACELERAR E FAZER O QUE GOSTA


Pesquisam indicam que seu cérebro precisa de mais tempo de “inatividade”. Então se você já compreende que nosso cérebro procura por momentos de lazer, não por uma simples escolha, mas por pura necessidade, você está no caminho certo. Lembre-se, suas pausas mentais, com meditação, música, um esporte ou etc., lhe farão muito bem.

4 – VOCÊ É CAPAZ DE PERCEBER AS MUDANÇAS NA SUA VIDA A CADA ANO

As mudanças em nossas vidas são constantes. Porém, se estivermos atentos o quanto estas mudanças nos afetaram podemos nos orientar há tempo na direção que desejamos seguir. Uma boa reflexão é pensar sobre que resultados obtidos, foram positivos ou negativos...se você segue este modelo, já está se beneficiando desta estratégia.

5 – VOCÊ NÃO LEVA TUDO A SÉRIO

Sabe aquela frase: “Você quer ter razão ou ser feliz?” Bem, se você concorda com ela, então você já entendeu que cultivar sua capacidade de olhar certos fatos por uma perspectiva menos séria, muito contribui para que seu ambiente familiar ou profissional seja bem mais confortável.


Para finalizar gostaria de ressaltar que estas sugestões não foram selecionadas aleatoriamente, mas seguindo um padrão de situações que emergem no consultório. A boa notícia é que os resultados são sempre surpreendentes quando nos dispomos a se concentrar em nossos aspectos positivos. E lembre-se, você sempre pode ser uma pessoal melhor do que você pensa.
9 visualizações0 comentário
bottom of page