top of page
Buscar
  • Foto do escritorFrancisco Araujo

Saiba tudo sobre Terapia Neurofeedback

Técnica inovadora auxilia atletas, executivos e empresários na melhora de suas funções diárias


Você já percebeu que sempre estamos aprendendo algo novo? Uma nova palavra, uma nova informação ou uma atividade. E todas essas experiências estão armazenadas em nosso cérebro. A partir deste ponto, nem sempre observamos o quanto estes conteúdos podem estar orientando nossos comportamentos, positivo ou negativamente.


O que são ondas cerebrais? As ondas cerebrais são impulsos elétricos no cérebro produzidos por neurônios que se comunicam entre si. (Sinha Clinic, 2022). A qualidade dos nossos comportamentos, emoções e pensamentos dependem da forma como as ondas cerebrais estão organizadas em nossos cérebros.


brain neuro feedback

Estas ondas são registradas por EEG (Eletroencefalograma) em suas várias frequências e são medidas em ciclos por segundo Hertz (Hz).

Quais são as principais características das Cinco Ondas Cerebrais Básicas


  • Concentração: Gama (γ) > 35Hz

  • Ansiedade, dominante, ativa, atenção externa: Beta (β) 12–35Hz

  • Muito relaxado, atenção passiva: Alfa (α) 8–12Hz

  • Profundamente relaxado, focado para dentro: Teta (θ) 4–8 Hz Dormir: Delta (δ) 0,5–4 Hz


O que acontece quando as ondas cerebrais ficam desreguladas

Vimos que o cérebro funciona usando ondas cerebrais para se comunicar e funcionar corretamente. Entretanto, se essas ondas cerebrais se tornarem desreguladas, podem causar sintomas psiquiátricos ou neurológicos. (Chandra, 2021)


Como podemos regular as ondas cerebrais?

Na verdade, as psicoterapias em suas diversas modalidades, trabalham nesta direção. A ideia básica é mudarmos nossos hábitos para mudarmos os nossos cérebros.


No entanto, um novo modelo de tratamento, o Neurofeedback, promete inverter este modelo, ou seja, mudar o cérebro para o mudar um hábito.

O que é terapia de Neurofeedback?

Neurofeedback é um tratamento não invasivo, sem medicamentos que estimula o cérebro a alcançar um melhor desempenho cognitivo e comportamental. O objetivo da terapia de Neurofeedback é ajudar a organizar esses padrões de ondas cerebrais desreguladas.


Ao treinar áreas específicas do seu cérebro, as ondas cerebrais começam a trabalhar de forma harmonizadas permitindo que seu cérebro volte a funcionar de forma mais equilibrada.

“As ondas cerebrais aprendem a retrabalhar as conexões com reforço positivo através do Neurofeedback.” Sinha Clinic (2022)

Como funciona?

Inicialmente, o seu cérebro será mapeado através de sensores colocados em seu couro cabeludo para identificar que áreas do seu cérebro estão desalinhadas.


Os sinais cerebrais serão processados por um programa de computador que fornecerá os dados essenciais para que seja produzido um plano de treinamento para ensinar o seu cérebro a se auto regular. Ao longo do tratamento será possível observar o alívio dos sintomas e até diminuição da necessidade de remédios.

O que pode ser tratado?

O treinamento de Neurofeedback, é uma alternativa segura para tratamento de depressões (Ribas, et al., 2017), estados ansiosos, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), problemas relacionados ao estresse e insônia, entre outros.


Neurofeedback e foco no desempenho

O Neurofeedback é como um exercício para o cérebro, e não trata apenas de distúrbios psiquiátricos ou neurológicos, mas também ajuda melhor o nível de concentração para atingir os objetivos específicos. (Cheng, 2018).


Neurofeedback  foco desempenho mulher mesa computador

O Neurofeedback pode ajudar no aumento da concentração auxiliando no desempenho de tarefas e aumento da capacidade cognitiva como memória e comunicação.


Como o Neurofeedback ajuda executivos e empresários?

Falamos dos benefícios do Neurofeedback para TDAH, para ansiedade e depressão, autismo. No entanto, a terapia de neurofeedback também tem sido usada para ajudar atletas e executivos e empresários a alcançar um melhor desempenho em suas atividades.


Por exemplo, hoje sabemos que as frequências Alfas estão associadas a vários processos cognitivos, entre eles, atenção e concentração, memória, resolução de problemas e criatividade.


homem de negócio

Assim, o treinamento de Neurofeedback é capaz de favorecer o aprimoramento das capacidades cognitivas, memória e comunicação tanto de empresários como de outros executivos que trabalham sob pressão, ajudando-os a aprender a gerenciar positivamente os desafios diários.


Em resumo, a empresa, como um todo, pode ser altamente beneficiada com profissionais treinados para oferecer os melhores resultados.


Quanto tempo dura um treinamento de Neurofeedback?

Em média, um tratamento dura de 30 sessões. E para condições ainda mais complexas, como autismo, outros atrasos no desenvolvimento e lesão cerebral, pode ser necessário mais sessões.


O resultado é duradouro?

Outra importante vantagem do Neurofeedback é que por estimular a neuroplasticidade do cérebro, possui maior potencial de estabelecer ajustes mais duradouros no funcionamento dos padrões cerebrais de uma pessoa.

Embora a terapia de Neurofeedback não seja ainda muito conhecida, vem sendo cada vez mais implementada em todo o mundo, inclusive usado em conjunto com outras formas terapêuticas. Existem inúmeros estudos que suportam seu uso clínico em várias especialidades.


Espero ter contribuído para o esclarecimento dos benefícios do Neurofeedback, assim como tê-lo motivado a contar com esta nova e importante ferramenta para a conquista de uma vida mais equilibrada e saudável.


https://www.folhape.com.br/colunistas/vida-plena/saiba-tudo-sobre-terapia-neurofeedback/31923/

23 visualizações0 comentário
bottom of page